CUSPIDO E ESCARRADO – Expressões, 2

cuspido e escarrado

origem controvertida.

“Um número bem menor de pessoas conhece a contestação que os estudiosos brasileiros de expressões populares costumam fazer dessa tese tão disseminada. Em vez de “esculpido em Carrara”, alegam eles, a expressão corrompida pela fala popular foi “esculpido e encarnado”, isso sim. O filólogo Antenor Nascentes colheu essa hipótese no primitivo gramático português Duarte Nunes de Leão e lhe deu um belo impulso em seu “Tesouro da fraseologia brasileira”. Nascentes é a fonte provável do sucesso que a tese “esculpido e encarnado” faz hoje entre praticamente todos os divulgadores da matéria, do Mário Prata do livro “Mas será o Benedito?” ao Reinaldo Pimenta de “A casa da mãe Joana”.”(1)
……………………………………………………………………………………………………………………………………………..

CUSPIDO E ENCARNADO

” Não é muito diferente o que deve ter acontecido com o “cuspido e escarrado”, de extração popular, na atualidade, e que nada mais é do que a antiga expressão “esculpido e encarnado”, da qual se originou. Ora, dizer que o filho é o pai esculpido faz sentido. Você não acha? Em uma escultura pode-se tentar a reprodução de uma figura qualquer, sendo o filho, então, comparado a uma escultura do pai, uma cópia em carne e osso. E ainda mais com o reforço de encarnado, que aqui não significa “vermelho”, mas que “encarnou”, que tem a imagem de, que se parece com.”(2)
…………………………………………………………………………………………………………………………………………….

CAGADO E CUSPIDOCagado e cuspido

“A origem da expressão “cagado e cuspido” – muito usada para enfatizar a semelhança de uma pessoa com outra “(3)
……………………………………………………………………………………………………………………………..
tout craché

“O primeiro registro conhecido da ligação entre o cuspe e a semelhança física ocorre no francês do século XV, segundo o Trésor de la Langue Française, com a expressão tout craché, “totalmente cuspido”. As razões dessa associação têm algo de nebuloso, mas, de acordo com o mesmo dicionário, relacionavam-se provavelmente “ao fato de que a ação de cuspir pode simbolizar o ato da geração”, numa associação simbólica entre o cuspe e a ejaculação.”(1)
“Nascentes é a fonte provável do sucesso que a tese “esculpido e encarnado” faz hoje entre praticamente todos os divulgadores da matéria, do Mário Prata do livro “Mas será o Benedito?” ao Reinaldo Pimenta de “A casa da mãe Joana”.”(1)


…………………………………………………………………………………………………………………………………………….

‘spit and image’ (cuspe e imagem)

Bible cartoon

 

“Já no dicionário Oxford, o termo em inglês surgiu no início do século XVII – ‘spit and image’ (cuspe e imagem), da ideia de uma pessoa ter sido criada a partir do cuspe de uma outra, dada a semelhança entre elas.”

…………………………………………………………………………………………………………………………

links

1.A verdadeira história da expressão ‘cuspido e escarrado’
2 – Cuspido e escarrado
3 – Origem da expressão “cagado e cuspido”
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: