3. Xilogravura japonesa [Ukiyo-e] erótica [shunga]: Katsuhika Hokusai

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Katsushika Hakusai

(1760-1849)


Bastaria, para mim, essa xilogravura para compartilhar do epíteto de Katsushika Hokusai, o louco, como gostava de chamar a si próprio. Sexo com polvos. Beijo e chupadas. Nossas meninas amazonenses sonham um relés boto sem braços. Aqui é sonho prá valer. Nunca vi paralelo na zoofilia.
É santificado e vendido como o criador que, dizem, foi das MEISHO-E, xilogravuras de paisagens, rivalizando com Hiroshige. Há até livro publicado com suas 36 paisagens do monte Fuji. No interwebsite.com.br/artejaponesa/artistas diz que ele é o mais prolíficoO e renomado artista do UKIYO-E.
Mas não diz que, se consultar na internet, um prolifico, criativo e louco gravurista das SHUNGAs. Vão destacar sua genialidade em produzir paisagens(MEISHO-E) ou genéricamente Ukiyo-e, privilegiando sua tradução literal de “retrato do mundo flutuante”. Ainda não achei qualquer texto que destacasse e analisasse sua produção, e de outros xilogravuristas, das (ou dos) chamados SHUNGAs. Só estes polvos aí acima mereciam algumas páginas, acho.

Queria destacar aqui, antes de reproduzir, no slideshow e na galeria, como é de praxe da série, uma seleção das suas SHUNGAs, duas xilogravuras que me deixaram maravilhado. Pena não poder ver os originais para, num dos casos, poder ver que “cor essa!!!”, numa xilogravura. A outra a gravura deste velho atônito. Como não tenho condições de acreditar em arte velha ou nova, acho que o tipo de coisa que é eterna. Ou eterna para minha breve vida. Como qualquer um que ler isso aqui vai logo ver que este blog não é de crítica, mas laudatório, apologético. As vezes brega, as vezes elitista, as vezes populista e com uma simpatia atoleimada pelas vanguardas, sem nenhum conhecimento técnico. Estes apontamentos são apontamentos. Querendo se divertir, divertir a si mesmo…

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

meisho-e 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………..

links

01.Katsushika Hokusai, [album]
02. Ukyio-e, “retrato do mundo flutuante
[mostra técnicas de UKIYO-E].
03. U K I Y O E
Arte Pop da Antiga Ed

04. [Exposições de Shungas ainda são proibidas no Japão]. Proibida em 1907 sob influência da moral ocidental, diz o texto.
05. Shudō: La homosexualidad entre los samurais

06. 36 imagens do monte Fuji,[as mais badaladas das obras]
07. 36 imagens do monge Fuki[outra versão]
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Slideshow Katushika Hokusai

Este slideshow necessita de JavaScript.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Galeria Katushika Hokusai

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Post sobre Xilogravura

0. Xilogravura. Primeiro contato.

1. Xilogravura joponesa: UKIYO-E…….. [primeira anotação]

2. Xilogravuras japonesas eróticas: SHUNGA. Utamaro Kitagawa

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Anúncios

7 respostas para 3. Xilogravura japonesa [Ukiyo-e] erótica [shunga]: Katsuhika Hokusai

  1. […] 00. xilogravura. primeiro contato 1. Xilogravura joponesa: UKIYO-E…….. [primeira anotação] 3. Xilogravura japonesa [Ukiyo-e] erótica [shunga]: Katsuhika Hokusai […]

  2. […] 3. Xilogravura japonesa [Ukiyo-e] erótica [shunga]: Katsuhika Hokusai […]

  3. […] 3. Xilogravura japonesa [Ukiyo-e] erótica [shunga]: Katsuhika Hokusai […]

  4. […] 03 .2. Xilogravuras japonesas eróticas: SHUNGA. Utamaro Kitagawa 04. 3. Xilogravura japonesa [Ukiyo-e] erótica [shunga]: Katsuhika Hokusai …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….. […]

  5. […] 02.3. Xilogravura japonesa [Ukiyo-e] erótica [shunga]: Katsuhika Hokusai […]

  6. […] 03 .2. Xilogravuras japonesas eróticas: SHUNGA. Utamaro Kitagawa 04. 3. Xilogravura japonesa [Ukiyo-e] erótica [shunga]: Katsuhika Hokusai …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: