lançamento da Casa Socialista Hermínio Sachetta




lançamento da Casa Socialista Hermínio Sachetta 012

Upload feito originalmente por Jornal do Porão

Talvez duzentas pessoas tenham passado por lá. Mesmo porque não caberia 200 pessoas ao mesmo tempo dentro da Casa. No debate político um músico deu um cochilo, o que ele compensaria botando fogo na festa logo após. Mas a atenção era enorme de quase todo mundo. O clima de festa em nada impediu a concentração nas falas políticas. O ponto alto do lançamento foi a própria casa, pois as pinturas, ultimadas nos momentos já iniciais da atividade,chamaram a atenção de todo mundo. E o trabalho de cortesia dos artistas gráficos ficarão lá, atestando o crescimento da Casa Socialista Hermínio Sachetta. A banda AS PAPOULAS foi um momento inesquecível.




lançamento da Casa Socialista Hermínio Sachetta 080

Upload feito originalmente por Jornal do Porão

Todo mundo gostou, todos furiosamente aplaudiram todos os números. Quase todo mundo dançou.
A Casa Socialista Hermínio Sachetta veio para ficar. Será uma referência na cidade de Campinas. E sua programação até outubro já está feita. E aqui neste blog acompanharemos suas atividades.




lançamento da Casa Socialista Hermínio Sachetta 102

Upload feito originalmente por Jornal do Porão

Aqui vão algumas fotos que pretendem transmitir um pouquinho da atmosfera ali. Pois a agitação, o entre e sai, a participação, os aplausos, isso a foto não transmite. Pena que muitas pessoas importantes que parcipam do movimento estudantil, que são socialistas, que são grevistas, que sabem que a cidade precisa de uma agitação política/cultural e de debates; alunos e funcionários da Unicamp, gente que foi insistentemente convidada, não compareceu. Não precisa dizer quen nenhum professor da Unicamp compareceu. É uma é nota de pesar, deste que escreve, não sendo nenhum balanço oficial dos organizadores, que, para mim que estou nesta cidade meio vazia há 32 anos e 28 de Unicamp, teria que registrá-la, pois ouvi, anos pós anos, estudantes e professores (a maioria nem consegue viver na cidade), que esta cidade é uma província sem opções culturais. Mas como criar opções culturais virando as costas para a cidade? Cultura não é um sonho abstrato. Cultura é uma construção de todos os dias. As grandes coisas ou obras não nascem de um grande desejo, mas da luta cotidiana para fazer coisas grandes. A Casa Socialista Hermínio Sachetta pretende ser um local de debates e participação cultural de todos que lutam para que em Campinas a cultura e a cultura política seja algo realmente condizente com o tamanho da cidade. Convenhamos que Campinas é de uma acanhamento… É um cidade grande e desengonçada. É preciso da robusta ossatura da cultura, da agitação e de influência, inclusive influenciar a enorme região à sua volta. Não é uma questão de qualidade. AS PAPOULAS, por exemplo, mostrou que tem. A questão é de engajamento. De integração. Um dos maiores “polos culturais” da cidade, a Unicamp vive como se fosse um enclave, um gordo e rotundo parasita. Nada dá à cidade, pois não vive nela – Não influência e nem é influenciada. Aqui o papo, nos jornais, ou das intermináveis conferências, é tecnologia, um pensamento instrumental e pról-capitalista. Há um multidão que aceita esta morte do pensamento de bom grado e satisfeita. Quem não está contene com isso deve prestar atenção na Casa Socialista Hermínio Sachetta.




lançamento da Casa Socialista Hermínio Sachetta 093

Upload feito originalmente por Jornal do Porão

Quem quiser ver as fotos feitas por Mario e Maria é só colocar o mause sobre as fotos aqui selecionadas que terá acesso aos albuns flicker. Entrando no flicker, click em “minhas coisas” você terá opções de entrar em vários albuns e de diversas formas, como um slideshow, por exemplo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: